Dora prefere não usar a palavra "obstáculo", mas sim "nós". Essa escolha reflete um modo de vida: um obstáculo é uma barreira a ser superada, enquanto um nó é algo que pode ser desatado.
Com 20 anos de experiência na área da saúde – metade em atendimento direto e a outra metade em gestão de serviços – Dora desatou muitos desafios. Ela afirma que o segredo para seu sucesso é simples: trabalho em equipe.
Essa abordagem contribuiu para o sucesso do projeto Rutas Saludables, Mujeres en Territorios. O programa é liderado pela Roche e reúne partes interessadas do setor público e privado, com Dora participando como Subsecretária de Saúde Pública de Antioquia. O projeto está transformando os exames de câncer para mulheres nas regiões mais remotas do noroeste colombiano.
Dora nasceu e foi criada em Bajo Cauca, Colômbia, uma das áreas mais remotas ao norte de Antioquia e uma das mais desfavorecidas economicamente e socialmente do país. Ela lembra vividamente como toda a vila esperava ansiosamente pela chegada das caravanas de saúde quando era criança.
"Minha mãe e os outros vizinhos ficavam atentos, dizendo: 'Preparem-se, eles estão vindo vacinar as crianças. Preparem-se, eles estão vindo nos ensinar como escovar os dentes'. Vivíamos isso com esperança. Quando chegavam, finalmente era uma celebração – uma experiência muito positiva a nível individual e comunitário", recorda com carinho.
Crescer na região foi uma motivação fundamental para seu trabalho em fechar as lacunas de acesso à saúde para a população em geral e para as mulheres em particular. Nas muitas áreas rurais da Colômbia, as mulheres são responsáveis não apenas pelas crianças, idosos e pessoas com deficiência, mas também trabalham ao lado de seus parceiros nos campos.
"Não posso cuidar de mais ninguém se não cuidar de mim primeiro. Essa é a mensagem que estamos transmitindo às mulheres – estamos alcançando cada uma de vocês", afirma. No Governo de Antioquia, essas ações fazem parte da Estratégia Departamental de Cuidado.
O projeto Rutas Saludables, Mujeres en Territorios tem como objetivo fornecer exames médicos às mulheres, viajando para territórios vizinhos e oferecendo a oportunidade de um check-up que, de outra forma, exigiria que elas viajassem entre cinco e oito horas.
Embora existam centros médicos na área, muitas vezes eles não têm os exames abrangentes e específicos oferecidos por este projeto. Em apenas seis meses, o programa realizou duas campanhas de detecção de câncer de mama, alcançando 800 mulheres. Entre 8% e 10% das mulheres participantes tiveram acesso a ultrassonografias mamárias, e uma recebeu um diagnóstico positivo de câncer de mama. O programa demonstra o impacto da detecção precoce do câncer de mama, o que pode proporcionar melhores resultados para as pacientes.
As campanhas são organizadas aos sábados, tornando-as mais acessíveis. Dora admite que são exaustivas: longas distâncias precisam ser percorridas, às vezes em calor opressivo, com longas horas de trabalho. Apesar do cansaço, ela sempre termina feliz e "com os olhos marejados" de emoção. Essa felicidade vem das palavras que mais ouve durante essas horas: "Obrigado".
Ela descreve a gratidão das mulheres como "linda". "Você conseguiu fazer algo por alguém, levando um serviço a lugares onde sabemos que elas não teriam acesso de outra forma", diz.
Dora admite que a implementação do programa envolveu a superação de desafios significativos, incluindo a integração dos diferentes setores.
"Quando propus o plano no departamento, me disseram que não era possível porque os seguradores diriam não. Mas por que recusariam se isso beneficia não apenas os pacientes, mas também os seguradores? Se eu encontrar um paciente a tempo, o tratamento será mais econômico", explica.
Ela investigou ações passadas e descobriu que eles tinham apenas enviado um documento sobre o programa. Dora se reuniu pessoalmente com cada segurador e explicou o plano. "Essa conversa cara a cara mudou tudo, olhar nos olhos do outro e dizer: 'Queremos fazer isso, mas você desempenha um papel fundamental. Preciso que nos ajude.'"
Ela se surpreendeu com a resposta, que foi a mesma que recebeu das mulheres nas campanhas de triagem: "Obrigado", por dedicar seu tempo e transmitir com sucesso a importância do projeto. Ela trouxe os seguradores a bordo e convenceu os municípios a facilitarem os locais para os exames.
Líderes comunitários e promotores de saúde que identificam pacientes e organizam campanhas são essenciais para o sucesso do programa, pois é necessária a demanda dos pacientes para a triagem.
Associações de sobreviventes de câncer de mama também desempenham um papel importante. "Ficamos surpresos ao encontrar mulheres que não queriam fazer o exame. Elas diziam: 'Eu posso ter algo, mas como não sei, estou bem, estou tranquila, não me acontece nada e posso continuar com minha vida normal'", lembra Dora. Aqui, as experiências pessoais das integrantes do grupo de apoio Modo Rosa permitem um engajamento empático através de informações, construção de confiança e entendimento da importância do diagnóstico precoce.
Para Dora, em um momento em que muitos países estão debatendo o sistema de saúde público versus privado, a experiência do projeto Rutas Saludables, Mujeres en Territorios demonstra que essa divisão pode ser superada em benefício do paciente.
Cada elo da cadeia é essencial para o sucesso da estratégia. Se um deles falhar, o nó permanece atado. "O que aprendi, mais valorizo e quero dizer a outras pessoas é que é possível, desde que trabalhemos juntos", diz. "Não se trata de ser um ou outro. O convite é para todos porque todos precisamos uns dos outros."
Para entender a importância do trabalho em equipe e alinhamento, Dora compartilha uma memória da última campanha na cidade natal do famoso ciclista colombiano Rigoberto Urán. Após concluir a campanha, ela percorreu a cidade de Urrao até encontrar a popular fábrica de sorvetes local.
A equipe terminou o dia apreciando picolés como forma de agradecer a todos os envolvidos na campanha pelo compromisso. Foi como as celebrações na vila que Dora vivenciou na infância, mas agora de outra perspectiva: sendo ela quem ajudou a trazer acesso aos direitos de saúde para centenas de mulheres.
This website contains information on products which is targeted to a wide range of audiences and could contain product details or information otherwise not accessible or valid in your country. Please be aware that we do not take any responsibility for accessing such information which may not comply with any legal process, regulation, registration or usage in the country of your origin.