Read the English versionA la versión en españolZur deutschen Version

Quebrando barreiras e fechando a lacuna no cuidado ao câncer de mama no Quênia

As mulheres frequentemente são os alicerces de suas famílias mais próximas, das comunidades ao redor e também desempenham papéis fundamentais na economia mais ampla. Então, por que a saúde das mulheres é frequentemente deixada de lado quando deveria ser priorizada?

O Quênia tem uma das maiores taxas de mortalidade por câncer de mama no mundo, com oitenta por cento das mulheres diagnosticadas tendo pouca chance de sobreviver mais de cinco anos.

Mudar essa narrativa foi o desafio assumido pela equipe da Roche Quênia. Ao nos envolvermos com o programanos propusemos a superar as barreiras que as mulheres quenianas enfrentam para obter o tratamento adequado para o câncer de mama. Mas essas barreiras não poderiam ser quebradas apenas por nós. Sabíamos que precisávamos de uma ampla gama de conhecimentos para lidar com as questões sociais, clínicas e políticas, desde o diagnóstico até o tratamento e reembolso.

Criar soluções robustas começa com a definição completa do problema, então nosso primeiro passo foi conduzir uma pesquisa extensa. Vários grandes gaps no cuidado ao câncer de mama emergiram:

  • Consciência: muitas mulheres no Quênia não estavam cientes dos sintomas a serem observados

  • Tratamento: havia poucos provedores de saúde especializados e centros de tratamento, e os poucos que existiam estavam principalmente nas grandes cidades

  • Reembolso: havia uma ausência de apoio financeiro institucional, o que significava que as pacientes muitas vezes tinham que arcar com custos significativos de tratamento do próprio bolso

Esses fatores combinados significavam que as mulheres com câncer de mama frequentemente procuravam ajuda médica tardiamente, ocasionalmente apenas em estágios avançados do câncer, ou em alguns casos, não tinham as ferramentas certas para buscar ajuda. Com um entendimento mais profundo dos desafios, a equipe sabia que era hora de reunir uma liga de organizações extraordinárias para criar um sistema com impacto duradouro.

A mudança começou com a conscientização e a construção da visibilidade do câncer de mama ao nível da comunidade. "Fizemos parceria com auma organização comunitária de uma rede de mulheres que são confiáveis e respeitadas em cada uma das localidades", explicou Angela Mule, MD, Parceira da Jornada do Paciente, Roche. Ter um agente confiável transmitindo a iniciativa foi fundamental para localizar a mensagem e construir confiança no novo sistema de saúde do câncer de mama. Isso permitiu que as mulheres se sentissem seguras, motivadas e confortáveis enquanto eram diagnosticadas e tratadas mais rapidamente.

Para melhorar o padrão de cuidado ao câncer de mama ao nível clínico, onde o tratamento e a observação dos pacientes ocorrem, colaboramos com odo Quênia, oof Kenya e apara apoiar o treinamento e o mentoreamento de profissionais de saúde oncológica. Através deste processo, pudemos ajudar a estabelecer gradualmente diretrizes nacionais para triagem, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Finalmente, formamos colaborações com oe, com a assistência dodo Quênia, catalisamos reformas políticas abrangentes para garantir que as pacientes tivessem acesso ao reembolso durante toda a duração do tratamento do câncer de mama.

Graças às nossas parcerias impactantes, 19 clínicas especializadas EMPOWER foram estabelecidas no Quênia desde 2019, proporcionando diagnóstico e tratamento do câncer de mama para mais de 132,000 mulheres em todo o país.

A conscientização sobre o câncer de mama melhorou massivamente e, com clínicas especializadas mais disseminadas e acessíveis, o tempo de espera do diagnóstico ao tratamento caiu de uma média de 18-24 meses para 3-6 meses.

Mas o impacto não para por aí. Homens que acompanhavam mulheres também foram educados sobre sua saúde, resultando em mais de 4.000 triagens para câncer de próstata e sua inclusão como um serviço principal. Isso também inspirou uma abordagem integrada que facilitou a triagem de mais de 17.000 pacientes para doenças como diabetes e hipertensão.

Mulheres com preocupações sobre o câncer de mama – assim como o câncer de colo do útero, que também é coberto pelas clínicas EMPOWER – estão se apresentando ao sistema de saúde mais cedo, com uma melhor compreensão de seus sintomas. Com o reembolso em vigor, elas podem completar os 18 ciclos completos de tratamento, dando-lhes uma chance de melhores resultados de saúde e permitindo que passem mais tempo com suas famílias e comunidades.

Junto com parceiros de entidades governamentais, corpos de saúde e organizações comunitárias, visamos mudar os sistemas de saúde, entendendo completamente a jornada do paciente. Este esforço coletivo demonstra o compromisso profundo com a equidade na saúde que nos impulsiona na Roche, avançando na luta pela saúde das mulheres.

References

  1. Matheka M, Mutebi M, Sayed S, Shaikh AJ. Metastatic breast cancer in Kenya: survival, prognosis and management at a tertiary referral centre. ecancer. 2023;17:1566.

  2. Global Health Progress. EMPOWER clinics Kenya [Internet; cited 2024 Apr]. Available from:

Stories of X

Ver todas as histórias

This website contains information on products which is targeted to a wide range of audiences and could contain product details or information otherwise not accessible or valid in your country. Please be aware that we do not take any responsibility for accessing such information which may not comply with any legal process, regulation, registration or usage in the country of your origin.

ContactLocationslinkedinfacebooktwitterinstagramyoutubeCovid-19Pharma solutionsRoche careersMedia libraryAnnual Report 2023Privacy policyLegal statementAccessibility statement